O método de aplicação do lubrificante é determinado pelos
seguintes fatores:
- O tipo de lubrificante a ser empregado (graxa ou óleo);
- Viscosidade do lubrificante;
- Quantidade do lubrificante;
- Custo do dispositivo de lubrificação.
MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO POR GRAVIDADE
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TIPO
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DESCRIÇÃO
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Lubrificação manual
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É feita por meio de almotolias, mesmo não sendo tão eficaz por não
produzir uma camada homogênea de lubrificante.
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Copo com Agulha ou vareta
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É composto por uma agulha que passa por um orifício cuja ponta
repousa sobre o eixo. Quando o eixo gira, imprime um movimento alternativo á
agulha, liberando o fluxo de lubrificante, que continua fluindo enquanto dura
o movimento do eixo.
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Copo Conta-Gotas
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É utilizado principalmente no meio industrial devido a sua vantagem
de regular a quantidade de óleo que se aplica a um mancal ou a outro elemento
em que o dispositivo esteja acoplado.
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MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO POR CAPILARIDADE
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TIPO
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DESCRIÇÃO
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Copo com Mecha
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O lubrificante flui através de um pavio que fica encharcado de óleo.
A vazão depende da viscosidade do óleo, da temperatura e do tamanho do pavio.
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Estopa ou almofada
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Coloca-se uma quantidade de lubrificante na estopa (de material
absorvente, e por ação capilar aplica-se o lubrificante no local a ser
lubrificado.
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Por Salpico
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O lubrificante fica contido num deposito (cárter)) é borrifado por
meio de peças moveis. Muito usada em alguns tipos de motores.
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Anel ou corrente
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O lubrificante fica em um reservatório abaixo do mancal onde um anel
cuja parte inferior fica mergulhada no óleo em torno de um eixo. Quando o
eixo se movimenta, o anel acompanha o movimento e o lubrificante é levado ao
eixo, obtendo o contato entre ambos. Para uma maior quantidade de lubrificante
ou um óleo mais viscoso, utiliza-se as correntes no lugar do anel.
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Por Colar
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Semelhante ao método por anel. Nesse caso, o eixo tem um colar fixo que
transporta o óleo do reservatório pelo colar indo até as ranhuras do mancal.
Usado em eixos de maior velocidade e óleos mais viscosos.
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MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO POR IMERSÃO
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TIPO
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DESCRIÇÃO
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Banho de óleo
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As peças a serem lubrificadas devem ser mergulhadas total ou
parcialmente num recipiente com óleo. O excesso de lubrificante é distribuído
por meio de ranhuras a outras peças. Usado para lubrificar mancais de
rolamento de eixos horizontais e em caixas de engrenagens.
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MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO POR SISTEMA FORÇADO
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TIPO
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DESCRIÇÃO
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Por Perda
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Utilizado uma bomba que retira o óleo de um reservatório e força-o
por entre as superfícies metálicas a serem lubrificadas.
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Por Circulação
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O óleo é bombeado de um depósito para as partes a serem lubrificadas.
Após a passagem pelas peças, o óleo volta ao reservatório.
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MÉTODO
DE LUBRIFICAÇÃO Á GRAXA
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TIPO
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DESCRIÇÃO
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Manual com pincel ou espátula
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Aplica-se a graxa formando a película protetora sobre a peça a ser
lubrificada.
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Manual por pistola
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Ocorre através de um pino graxeiro ou uma bomba manual.
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Copo Stauffer
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Os copos são enchidos por graxa e ao girar a tampa a graxa é impelida
pelo orifício.
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Por Enchimento
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Usado em mancais de rolamento. A graxa é aplicada manualmente até a
metade da capacidade do depósito.
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MÉTODO
DE LUBRIFICAÇÃO CENTRALIZADO
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TIPO
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DESCRIÇÃO
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Sistema operado manualmente
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É empregado onde não precisa de lubrificação frequente nos pontos. Usado
em circuitos pequenos.
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Sistema automatizado
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Usado onde se necessita de lubrificação contínua. É utilizado um
dispositivo acoplado a um motor elétrico que permite controlar o número de
operações por hora de trabalho.
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Fonte: Senai BA.
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