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MÉTODOS DE APLICAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES



O método de aplicação do lubrificante é determinado pelos seguintes fatores:
  • O tipo de lubrificante a ser empregado (graxa ou óleo);
  • Viscosidade do lubrificante;
  • Quantidade do lubrificante;
  • Custo do dispositivo de lubrificação.

MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO POR GRAVIDADE
TIPO
DESCRIÇÃO
Lubrificação manual
É feita por meio de almotolias, mesmo não sendo tão eficaz por não produzir uma camada homogênea de lubrificante.
Copo com Agulha ou vareta
É composto por uma agulha que passa por um orifício cuja ponta repousa sobre o eixo. Quando o eixo gira, imprime um movimento alternativo á agulha, liberando o fluxo de lubrificante, que continua fluindo enquanto dura o movimento do eixo.
Copo Conta-Gotas
É utilizado principalmente no meio industrial devido a sua vantagem de regular a quantidade de óleo que se aplica a um mancal ou a outro elemento em que o dispositivo esteja acoplado.

MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO POR CAPILARIDADE
TIPO
DESCRIÇÃO
Copo com Mecha
O lubrificante flui através de um pavio que fica encharcado de óleo. A vazão depende da viscosidade do óleo, da temperatura e do tamanho do pavio.
Estopa ou almofada
Coloca-se uma quantidade de lubrificante na estopa (de material absorvente, e por ação capilar aplica-se o lubrificante no local a ser lubrificado.
Por Salpico
O lubrificante fica contido num deposito (cárter)) é borrifado por meio de peças moveis. Muito usada em alguns tipos de motores.
Anel ou corrente
O lubrificante fica em um reservatório abaixo do mancal onde um anel cuja parte inferior fica mergulhada no óleo em torno de um eixo. Quando o eixo se movimenta, o anel acompanha o movimento e o lubrificante é levado ao eixo, obtendo o contato entre ambos. Para uma maior quantidade de lubrificante ou um óleo mais viscoso, utiliza-se as correntes no lugar do anel.
Por Colar
Semelhante ao método por anel. Nesse caso, o eixo tem um colar fixo que transporta o óleo do reservatório pelo colar indo até as ranhuras do mancal. Usado em eixos de maior velocidade e óleos mais viscosos.

MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO POR IMERSÃO
TIPO
DESCRIÇÃO
Banho de óleo
As peças a serem lubrificadas devem ser mergulhadas total ou parcialmente num recipiente com óleo. O excesso de lubrificante é distribuído por meio de ranhuras a outras peças. Usado para lubrificar mancais de rolamento de eixos horizontais e em caixas de engrenagens.


MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO POR SISTEMA FORÇADO
TIPO
DESCRIÇÃO
Por Perda
Utilizado uma bomba que retira o óleo de um reservatório e força-o por entre as superfícies metálicas a serem lubrificadas.
Por Circulação
O óleo é bombeado de um depósito para as partes a serem lubrificadas. Após a passagem pelas peças, o óleo volta ao reservatório.

                                     MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO Á GRAXA
TIPO
DESCRIÇÃO
Manual com pincel ou espátula
Aplica-se a graxa formando a película protetora sobre a peça a ser lubrificada.
Manual por pistola
Ocorre através de um pino graxeiro ou uma bomba manual.
Copo Stauffer
Os copos são enchidos por graxa e ao girar a tampa a graxa é impelida pelo orifício.
Por Enchimento
Usado em mancais de rolamento. A graxa é aplicada manualmente até a metade da capacidade do depósito.

                               MÉTODO DE LUBRIFICAÇÃO CENTRALIZADO
TIPO
DESCRIÇÃO
Sistema operado manualmente
É empregado onde não precisa de lubrificação frequente nos pontos. Usado em circuitos pequenos.
Sistema automatizado
Usado onde se necessita de lubrificação contínua. É utilizado um dispositivo acoplado a um motor elétrico que permite controlar o número de operações por hora de trabalho.

Fonte: Senai BA.

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