Entender e ter uma expectativa do mercado futuro é de
fundamental importância para as empresas, uma vez que com base nessa
compreensão se realizam as previsões de demanda, que são a base para o
planejamento das atividades da empresa. Essas previsões definem as quantidades
de produtos que deverão ser disponibilizadas no mercado, objetivando satisfazer
as necessidades dos consumidores e melhorar os resultados da empresa através da
otimização dos recursos, tornando a empresa mais competitiva.
As
previsões de demanda são fundamentais para auxiliar na determinação dos
recursos necessários para uma empresa. Em tempos de abertura de mercados, essa
atividade torna-se estratégica. Os mercados que podem ser acessados pela
empresa, assim como a concorrência, mudam continuamente, exigindo novas
previsões de demanda em períodos mais curtos. Previsões são insumos
importantes para planos de negócios, planos anuais e orçamentos. Finanças
precisam de previsões para projetar fluxos de caixa e necessidades de capital.
Recursos humanos precisam de previsões para prever as necessidades de
contratação e treinamentos. Marketing é uma fonte primária para as
informações sobre previsão de vendas, por estar mais próxima dos clientes
externos. A área de operações precisa de previsões a fim de planejar
níveis de produção, aquisições de materiais e serviços, programação da
mão-de-obra e da produção, estoques e capacidade em longo prazo.
No entanto, para realizar boas previsões de demanda, é
necessário conhecer bem os produtos e o mercado, afinal, é dessa forma que se
entendem as informações de venda, identifica-se a sazonalidade, as tendências,
entre outros. Mas esse processo de entender os produtos e o mercado deve
envolver todos os setores da empresa, pois quanto mais informações disponíveis,
melhores serão os resultados da previsão.
Erros, imprecisões e anomalias nos dados
usados para criar modelos de previsão podem afetar a capacidade dele. Esses
erros dão origem ao potencial de previsões ruins, resultando em perdas. Com os
dados devidamente preparados, as melhores decisões possíveis podem ser tomadas.
Existem várias fontes de problemas com os dados: erro de entrada de dados é uma
possível fonte de erro que pode prejudicar os esforços de previsão de demanda;
mudanças artificiais de demanda é outra fonte de erro. Por exemplo, a resposta
do consumidor a uma oferta promocional pode, temporariamente, aumentar as
vendas de um item. Sem uma promoção semelhante em período subsequente, o mesmo
aumento não se pode esperar no futuro.
Alguns fatores incontroláveis têm a
capacidade de influenciar a demanda do consumidor também. Um fator, tal como as
condições econômicas pode tender a impactar a demanda. Contabilizar essas
influências na demanda pode ajudar a afinar a previsão. Toda empresa passa por
flutuações sazonais. Feriados e mudanças climáticas influenciam as demandas de
produtos e serviços dos consumidores. Embora seja extremamente importante para
explicar como as mudanças sazonais afetam a demanda, pode ser possível se
beneficiar mais com isso. Compreender como os fatores sazonais afetam
consumidores ajuda as empresas a se posicionar para tirar proveito desses
fatores.
Entender
a demanda é um diferencial vital para manter a empresa mais competitiva no
mercado, quer pela utilização adequada de seus recursos materiais ou
financeiros. Embora nenhum modelo de previsão seja infalível, os custos
desnecessários decorrentes da oferta em demasia ou falta de produto podem ser
evitados com a utilização de ferramentas adequadas. Para atender às
necessidades do mercado, os modelos de previsão adequados são fundamentais
permitindo que a empresa esteja mais bem preparada para atender às demandas
reais de seus clientes.
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