Atualmente as pessoas vem se preocupando cada vez mais com as questões ambientais e uma prova disso é a grande procura por alimentos orgânicos, saudáveis e que lhes passe a maior segurança possível.
Observando as mudanças na maneira com que as pessoas vem analisando e buscando alternativas para melhorar a sua qualidade de vida, as empresas acabam que sendo obrigadas a se adequar ainda mais as exigências dos clientes internos e externos principalmente. A partir daí, torna-se necessário a adequação dos processos a partir da padronização e normalização dos processos, visando sempre atender as necessidades dos clientes e a sobrevivência da empresa no meio industrial e/ou empresarial.
Empresas do ramo alimentício, assim como todas que tenham relação direta ou indiretamente com a produção, distribuição ou armazenamento de alimentos, devem seguir as especificações da Norma ISO 22000, que é destinada ao sistema de gestão de segurança de alimentos.
Desde que foi publicada em 01 de setembro de 2005, a confiança nas empresas que passaram a buscar essa certificação aumentou consideravelmente, visto que o consumidor está participando cada vez mais dos processos de fabricação, mesmo que indiretamente.
As empresas que aderem a norma, devem estabelecer regras para criar uma gestão de controle de perigos nos alimentos, sejam eles físico, químico ou biológico; e criar programas de monitoramento e melhorias na gestão da segurança alimentar.
A ISO 22000 proporciona melhoramentos na produção e nos processos industriais através de medidas de controle e gestão que irão garantir produtos de qualidade, confiáveis e aumentar os lucros da organização com a padronização do processo e a capacitação dos colaboradores juntamente com a satisfação do cliente que irá obter um produto dentro das especificações exigidas.
Comentários
Postar um comentário