A Ética é o
ideal para conduta humana, pois a evolução de seus princípios deu-se juntamente
com o processo evolutivo da humanidade, e orienta o ser humano sobre o que é
bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus
semelhantes, visando o bem comum. A Ética de nossa sociedade e a Ética
empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. Nossas
preocupações diárias com a eficiência, competitividade e lucratividade não
podem prescindir de um comportamento ético. A Ética no trabalho orienta não
apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a
tomada de decisão (como devo fazer).
A adoção de
princípios éticos e comportamentais reflete o tipo de organização da qual
fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças
individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde
inserimos as questões de segurança, meio-ambiente e saúde no cotidiano da nossa
gestão empresarial, refletem as relações com seus empregados e para com a
sociedade. Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores. Por isso,
torna-se imperativo que cada empregado faça sua reflexão, de modo a
compatibilizar seus valores individuais com os valores expressos nos Princípios
Éticos.
Ética no trabalho
Para que seja
ético no trabalho é preciso antes de tudo ser honesto em qualquer situação,
nunca fazer algo que não possa assumir em público, ser humilde, tolerante e
flexível. Ser ético significa, muitas vezes, abrir mão de algumas coisas e
perder algo. É preciso ouvir mais as ideias de seus colegas, pois muitas ideias
aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir
isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvir as pessoas e avaliar a situação sem
julgamentos precipitados ou baseados em suposições, e principalmente dar
crédito a quem realmente é merecedor. Muitas vezes recebemos elogios pelo
trabalho realizado por outras pessoas, sem sequer repassar os mesmos ou citar o
nome dos colegas que contribuíram para tal, e isso é ser antiético, pois se
está aceitando um elogio pelo trabalho de outra pessoa e, cedo ou tarde, o
mesmo será reconhecido e você ficará com fama de mau-caráter.
Outra coisa muito
importante é a pontualidade, pois se você sempre se atrasar, será considerado
indigno de confiança e pode perder boas oportunidades de carreira. Infelizmente
em muitas empresas julga-se o caráter e a competência de um funcionário pelo
cumprimento de horário e não pela sua produtividade ou habilidades
técnicas/gerenciais. Tente também nunca criticar seus colegas de trabalho ou
culpá-los pelas costas, e quando tiver de corrigir ou repreender alguém, faça-o
em particular, não o humilhe perante outros, respeite sua privacidade e se for
o caso ofereça apoio, pois ele poderá estar passando por dificuldades sem você
saber. Existem outras ponderações que devemos fazer, tais como: maneiras de
utilização de telefones, e-mails, assim como comportamentos em
reuniões/palestras e em situações de fofocas de corredor.
“Aja de acordo com seus princípios e assuma suas
decisões, mesmo que isso implique ficar contra a maioria”.
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