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COMO USAR O MASP - MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS



Essa ferramenta consiste em 8 passos estruturados para analisar, planejar, executar, verificar, padronizar e documentar a solução de um problema. A norma ISO 9001 em seu requisito 8.5.2 Ações Corretivas utiliza uma abordagem muito parecida com a do MASP, por isso ele geralmente é utilizado em treinamentos sobre Ações Corretivas e Preventivas para a norma ISO 9001.
Vamos entender cada uma dessas etapas agora:
1 - Identificar
Nessa etapa você deve definir claramente o seu problema (não conformidade) para atacá-lo nas etapas posteriores.
Ferramentas Utilizadas: Brainstorming, analise de dados Históricos, ParetoHistogramas.

2 – Observar
Momento de se realizar uma observação profunda sobre o problema em questão para que a etapa posterior de análise possa ser efetuada com o máximo de informações possíveis.
Ferramentas utilizadas: Benchmarkinglista de verificaçãoDiagrama de Causa e Efeito.

3 - Analisar
Na etapa de análise do problema o objetivo é descobrir as suas possíveis causas fundamentais. Atacando as causas, será possível solucionar o problema de forma eficaz.
Ferramentas utilizadas: Questionários, BenchmarkingDiagrama de Causa e Efeito5 porquês.

4 - Planejar / Plano de Ação
Nesta etapa é elabora o Plano de Ação (pode ser mais de um) para atacar as causas fundamentais dos problemas, defina responsabilidades, prazos, custos, métodos de execução é indicado para monitorar a eficácia da ação. Recomendo utilizar o plano de ação 5W2H1S, ou também 5W2H. Outra ferramenta que pode ajudar é o Cronograma da ação.

5 - Agir
Neste momento é só colocar tudo em prática, então mãos a obra.

6 - Verificar
Aqui é feito o controle das ações, é verificado se os planos de ação e cronogramas foram executados e se seus resultados foram satisfatórios em atender as demandas iniciais.
Ferramentas: Análise de dados e gráficos, pesquisa de satisfaçãoindicadores, inspeção.

7 - Padronizar
Uma vez que a solução do problema foi alcançada é importante padronizar o seu sucesso, o objetivo é evitar que o problema volte a ocorrer. Por exemplo: se você teve um problema na inspeção de matérias-primas porque não existia um procedimento formal e cada funcionário recebia os produtos sem algum critério, então é o momento de na solução você mapear, documentar e implementar esse processo.
Ferramentas: Formulários, procedimentos, vídeos, tutoriais, fluxogramas, palestras e treinamentos.

8 - Concluir
Este é um momento para gestão do conhecimento, documentar e refletir sobre os problemas e usar essa reflexão como insumos para o planejamento de futuros projetos e processos. É através da conclusão e raciocínio que nós e as organizações conseguimos melhorar continuamenteParte superior do formulário.

Bibliografia:
See more at: http://www.qualypro.com.br/artigos/condicoes-favoraveis-e-desfavoraveis-para-aplicacao-do-masp#sthash.4mNqg6W8.dpuf

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