Essa ferramenta consiste em 8 passos estruturados para analisar, planejar, executar, verificar, padronizar e documentar a solução de um problema. A norma ISO 9001 em seu requisito 8.5.2 Ações Corretivas utiliza uma abordagem muito parecida com a do MASP, por isso ele geralmente é utilizado em treinamentos sobre Ações Corretivas e Preventivas para a norma ISO 9001.
Vamos entender cada uma dessas etapas agora:
1 -
Identificar
Nessa etapa você
deve definir claramente o seu problema (não conformidade) para atacá-lo nas
etapas posteriores.
Ferramentas
Utilizadas: Brainstorming, analise de dados
Históricos, Pareto, Histogramas.
2 –
Observar
Momento de se
realizar uma observação profunda sobre o problema em questão para que a etapa
posterior de análise possa ser efetuada com o máximo de informações possíveis.
Ferramentas
utilizadas: Benchmarking, lista de verificação, Diagrama de Causa e Efeito.
3 -
Analisar
Na etapa de
análise do problema o objetivo é descobrir as suas possíveis causas
fundamentais. Atacando as causas, será possível solucionar o problema de forma eficaz.
Ferramentas utilizadas:
Questionários, Benchmarking, Diagrama de Causa e Efeito, 5 porquês.
4 -
Planejar / Plano de Ação
Nesta etapa é
elabora o Plano de Ação (pode ser mais de um) para atacar as causas
fundamentais dos problemas, defina responsabilidades, prazos, custos, métodos
de execução é indicado para monitorar a eficácia da ação. Recomendo utilizar o
plano de ação 5W2H1S, ou também 5W2H.
Outra ferramenta que pode ajudar é o Cronograma da ação.
5 -
Agir
Neste momento é só
colocar tudo em prática, então mãos a obra.
6 -
Verificar
Aqui é feito o
controle das ações, é verificado se os planos de ação e cronogramas foram
executados e se seus resultados foram satisfatórios em atender as demandas
iniciais.
Ferramentas:
Análise de dados e gráficos, pesquisa de satisfação, indicadores, inspeção.
7 -
Padronizar
Uma vez que a
solução do problema foi alcançada é importante padronizar o seu sucesso, o
objetivo é evitar que o problema volte a ocorrer. Por exemplo: se você teve um
problema na inspeção de matérias-primas porque não existia um procedimento
formal e cada funcionário recebia os produtos sem algum critério, então é o
momento de na solução você mapear, documentar e implementar esse processo.
Ferramentas:
Formulários, procedimentos, vídeos, tutoriais, fluxogramas, palestras e treinamentos.
8 -
Concluir
Este é um momento
para gestão do conhecimento, documentar e refletir sobre os problemas e usar
essa reflexão como insumos para o planejamento de futuros projetos e processos.
É através da conclusão e raciocínio que nós e as organizações conseguimos
melhorar continuamente.
Bibliografia:
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