Na formulação de um
óleo lubrificante para motores, o objetivo básico não é somente manter as peças
do motor limpas, mas também prevenir a formação de depósitos de verniz e borra.
A formação de borra
no motor é geralmente um problema típico de operações sob baixas temperaturas,
sendo formada pela combinação da água de condensação, sujeira, produtos da
oxidação do óleo e resíduos de combustão incompleta. A borra inicialmente é
composta de partículas tão pequenas, que nenhum tipo de filtro de óleo pode removê-las.
Elas são menores do que a própria película de óleo, não causando, portanto,
nenhum problema de desgaste, desde que permaneçam pequenas e dispersas no óleo.
Entretanto, com o aumento da contaminação durante o uso do óleo, as partículas
de borra tendem a se agrupar e formar grandes massas, que assim podem
restringir o fluxo de óleo e causar outros problemas. A formação de borra é
agravada pela presença de água, além de outros fatores como misturas
ar-combustível ricas (ocorre na partida, quando o afogador está puxado ou
prendendo, com filtros de ar sujos ou em casos de falha de ignição) e
temperaturas de funcionamento muito elevadas.
Um óleo mineral puro
possui uma capacidade muito limitada de evitar o acúmulo de contaminantes e a
formação de borra dentro do motor. Os aditivos detergentes e dispersantes são
adicionados aos óleos para evitar que isso ocorra. Estes aditivos mantêm as
peças do motor limpas e os contaminantes dispersos no óleo, de forma que eles
possam ser removidos através do sistema de filtragem, ou quando das trocas de
óleo. Estes aditivos também são muito eficientes na prevenção de formação de
depósitos de verniz dentro do motor. O verniz é produto das reações químicas
dos diversos contaminantes presentes no óleo com o oxigênio, em altas
temperaturas. O verniz tende a se formar como uma película dura nas partes mais
quentes do motor. Os tuchos, os anéis, as abas laterais dos pistões e os
mancais, são particularmente sensíveis aos depósitos de verniz. Quantidades
excessivas de borra e verniz não são toleradas pelas partes mais sensíveis do
motor, prejudicando sua operação quando isto ocorre. A formação de borra, nas
telas da bomba, ou nos canais de distribuição de óleo limitam o fluxo de
lubrificante para as peças do motor, resultando num desgaste rápido e
destrutivo das mesmas.
Os anéis de pistões
que ficam, presos ou agarrados devido ao acúmulo de borra ou verniz, não
permitem que o motor desenvolva sua plena potência. Os anéis raspadores de óleo
que estejam sujos com borra ou mesmo entupidos com ela, evitam a remoção do
excesso de lubrificante das paredes dos cilindros, ocasionando um consumo de
óleo excessivo.
Manter limpas as
peças do motor e prevenir a formação de borras e vernizes, são as principais
funções dos aditivos detergentes e dispersantes.
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