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Aditivos para Lubrificantes

Aditivos para Lubrificantes
Os aditivos para lubrificantes são substâncias que adicionam ao lubrificante para melhorar certas propriedades específicas, podendo muda-las profundamente mesmo quando usados em pequenas quantidades.
O acréscimo de aditivos em certos lubrificantes veio da necessidade do aperfeiçoamento das máquinas que, por conseguinte, impôs a melhoria das qualidades naturais dos lubrificantes para acompanhar esse desenvolvimento. Geralmente são óleos de origem animal ou vegetal que apresentam características polares que, por apresentar essas propriedades, tem uma grande afinidade tanto pelo óleo mineral como pela superfície metálica que está entrando em contato.

Os principais aditivos estão divididos em:
1.            Detergentes/Dispersantes;
2.            Antioxidante;
3.            Anticorrosivos;
4.            Antiespumantes;
5.            Extrema pressão;
6.            Aumentadores do índice de viscosidade.

Aditivos Detergentes ou Dispersantes
Esse tipo de aditivo são óleos destinados à lubrificação de motores somente, servindo para “limpar” os resíduos de carbono que podem existir durante a combustão.
Dessa forma, esses aditivos mantem em suspensão e, após algum tempo, dispersa o carbono formado na massa de óleo que, após o esvaziamento do cárter, é totalmente eliminado. Além dessa característica, ele deixa as paredes internas dos motores perfeitamente limpas, tirando qualquer resíduo de carbono e vernizes.

Aditivos Antioxidantes
Como o nome já diz, os aditivos antioxidantes (também conhecidos como inibidores da oxidação) evitam as reações de oxidação, pois possuem maior afinidade química com o oxigênio, não permitindo a oxidação com o metal enquanto existir o aditivo, aumentando a vida útil do equipamento.
Isso ocorre porque os derivados de petróleo podem sofrer oxidação por possuírem oxigênio, assim formando gomas, vernizes e borras – produtos ácidos que aumentam o risco de corrosão. Com isso acabam por aumentar a vida útil do óleo, além de reduzir os depósitos.
Como já dito anteriormente, a presença de antioxidantes pode prolongar a vida útil de utilização de um óleo lubrificante, mas quando o antioxidante é considerado totalmente gasto, ele deve ser trocado mesmo que ainda esteja no prazo de troca estabelecido, pois perde sua principal função: evitar a oxidação.

Aditivos Anticorrosivos
Sua função fundamental é proteger o metal contra o ataque químico da corrosão, existindo dois tipos:
·         Proteção de partes metálicas da corrosão devido à formação de substâncias ácidas (corrosivas) durante o serviço;
·         Proteção contra corrosão atmosférica e contra a umidade durante o armazenamento do óleo e/ou o serviço.
Mesmo que haja tipos diferentes de aditivos anticorrosivos, eles compreendem sempre duas fases: prevenir o contato entre agente corrosivo e metal através da formação de uma película impermeável sobre os metais e, segundo, remoção dos agentes de corrosão presentes através da neutralização das sustâncias acidas.

Aditivos Antiespumantes
Esse tipo especifico de aditivo visa impedir a formação de espuma, melhorando a resistência ao desenvolvimento desta.
Quando agitados de maneira violenta com o ar, os óleos lubrificantes podem formar espumas indesejáveis em certos casos (sistemas hidráulicos, caixas de engrenagens, entre outros). O aditivo antiespumante desmancha as bolhas de ar no mesmo instante em que elas atingem a superfície livre de óleo.

Aditivos Extrema Pressão
Esse aditivo é utilizado, geralmente, em lubrificantes de transmissão e diferenciais, ou seja, quando a pressão exercida sobre a película de óleo excede certos limites, ocasionando em contato dos metais e podendo resultar em microssoldas.
Em suma, os aditivos de extrema pressão impedem a soldagem e outros danos, como arranhaduras e desgastes, e sua ação é exercida somente nos pontos em que as pressões são tão altas que a viscosidade do óleo é incapaz de impedir o contato entre as superfícies metálicas por si só.
É importante lembrar que a ação do aditivo extrema pressão só começa a funcionar quando há falhas na película protetora, ou seja, essa ação não existe na lubrificação hidrodinâmica. Dessa forma, os aditivos extrema pressão melhoram a lubrificação somente sob pressões extremas.

Aditivos Aumentadores do Índice de Viscosidade
Sua função básica é melhorar as características do lubrificante de temperatura relacionada à viscosidade.
Os óleos lubrificantes podem sofrer variações de viscosidade diferentes com as mudanças de temperatura. A variação sofrida na viscosidade de um óleo ao passar da temperatura de 210°F para 100°F é conhecida como o fundamento do conceito de índice de viscosidade (IV).
Basicamente, o índice de viscosidade relaciona-se com a composição química do óleo básico e com os processos de refinação utilizados. Para obter-se um lubrificante com IV maior, empregam-se agentes aumentadores do IV e vice-versa.
Esse aditivo é capaz de aumentar a viscosidade de qualquer óleo básico pela dissolução e inchamento entre moléculas dos hidrocarbonetos dos óleos lubrificantes. Quando maior a temperatura, mais moléculas do aditivo melhorar do IV distendem-se e, assim, mais aumenta a viscosidade, compensando afinamento do óleo básico.

Aditivos Diminuidores do Ponto de Fulgor
A função principal desse aditivo é reduzir o ponto de fluidez do óleo lubrificante. O seu mecanismo de atuação é o recobrimento das estruturas cristalinas do óleo, evitando o seu crescimento e aglomeração a baixas temperaturas, permitindo assim ao lubrificante fluir em temperaturas mais baixas do que ocorreria se o mesmo não tivesse este aditivo.

Referências Bibliográficas
Aditivos para lubrificantes. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/84414-aditivos-para-lubrificantes.

Aditivos Detergentes. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/84415-aditivos-detergentes-ou-dispersantes. 

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