Aditivos para
Lubrificantes
Os aditivos
para lubrificantes são substâncias que adicionam ao lubrificante para melhorar
certas propriedades específicas, podendo muda-las profundamente mesmo quando
usados em pequenas quantidades.
O acréscimo de
aditivos em certos lubrificantes veio da necessidade do aperfeiçoamento das
máquinas que, por conseguinte, impôs a melhoria das qualidades naturais dos
lubrificantes para acompanhar esse desenvolvimento. Geralmente são óleos de
origem animal ou vegetal que apresentam características polares que, por
apresentar essas propriedades, tem uma grande afinidade tanto pelo óleo mineral
como pela superfície metálica que está entrando em contato.
Os principais
aditivos estão divididos em:
1.
Detergentes/Dispersantes;
2.
Antioxidante;
3.
Anticorrosivos;
4.
Antiespumantes;
5.
Extrema pressão;
6.
Aumentadores do índice de viscosidade.
Aditivos Detergentes ou Dispersantes
Esse tipo de
aditivo são óleos destinados à lubrificação de motores somente, servindo para
“limpar” os resíduos de carbono que podem existir durante a combustão.
Dessa forma,
esses aditivos mantem em suspensão e, após algum tempo, dispersa o carbono
formado na massa de óleo que, após o esvaziamento do cárter, é totalmente
eliminado. Além dessa característica, ele deixa as paredes internas dos motores
perfeitamente limpas, tirando qualquer resíduo de carbono e vernizes.
Aditivos Antioxidantes
Como o nome já
diz, os aditivos antioxidantes (também conhecidos como inibidores da oxidação)
evitam as reações de oxidação, pois possuem maior afinidade química com o
oxigênio, não permitindo a oxidação com o metal enquanto existir o aditivo,
aumentando a vida útil do equipamento.
Isso ocorre
porque os derivados de petróleo podem sofrer oxidação por possuírem oxigênio,
assim formando gomas, vernizes e borras – produtos ácidos que aumentam o risco
de corrosão. Com isso acabam por aumentar a vida útil do óleo, além de reduzir
os depósitos.
Como já dito
anteriormente, a presença de antioxidantes pode prolongar a vida útil de
utilização de um óleo lubrificante, mas quando o antioxidante é considerado
totalmente gasto, ele deve ser trocado mesmo que ainda esteja no prazo de troca
estabelecido, pois perde sua principal função: evitar a oxidação.
Aditivos Anticorrosivos
Sua função
fundamental é proteger o metal contra o ataque químico da corrosão, existindo
dois tipos:
·
Proteção
de partes metálicas da corrosão devido à formação de substâncias ácidas
(corrosivas) durante o serviço;
·
Proteção
contra corrosão atmosférica e contra a umidade durante o armazenamento do óleo
e/ou o serviço.
Mesmo que haja
tipos diferentes de aditivos anticorrosivos, eles compreendem sempre duas
fases: prevenir o contato entre agente corrosivo e metal através da formação de
uma película impermeável sobre os metais e, segundo, remoção dos agentes de
corrosão presentes através da neutralização das sustâncias acidas.
Aditivos Antiespumantes
Esse tipo
especifico de aditivo visa impedir a formação de espuma, melhorando a
resistência ao desenvolvimento desta.
Quando agitados
de maneira violenta com o ar, os óleos lubrificantes podem formar espumas
indesejáveis em certos casos (sistemas hidráulicos, caixas de engrenagens,
entre outros). O aditivo antiespumante desmancha as bolhas de ar no mesmo
instante em que elas atingem a superfície livre de óleo.
Aditivos Extrema Pressão
Esse aditivo é
utilizado, geralmente, em lubrificantes de transmissão e diferenciais, ou seja, quando a pressão exercida sobre a
película de óleo excede certos limites, ocasionando em contato dos metais e
podendo resultar em microssoldas.
Em suma, os
aditivos de extrema pressão impedem a soldagem e outros danos, como
arranhaduras e desgastes, e sua ação é exercida somente nos pontos em que as
pressões são tão altas que a viscosidade do óleo é incapaz de impedir o contato
entre as superfícies metálicas por si só.
É importante
lembrar que a ação do aditivo extrema pressão só começa a funcionar quando há
falhas na película protetora, ou seja, essa ação não existe na lubrificação
hidrodinâmica. Dessa forma, os aditivos extrema pressão melhoram a lubrificação
somente sob pressões extremas.
Aditivos Aumentadores do Índice de Viscosidade
Sua função
básica é melhorar as características do lubrificante de temperatura relacionada
à viscosidade.
Os óleos
lubrificantes podem sofrer variações de viscosidade diferentes com as mudanças
de temperatura. A variação sofrida na viscosidade de um óleo ao passar da
temperatura de 210°F para 100°F é conhecida como o fundamento do conceito de
índice de viscosidade (IV).
Basicamente, o índice
de viscosidade relaciona-se com a composição química do óleo básico e com os
processos de refinação utilizados. Para obter-se um lubrificante com IV maior,
empregam-se agentes aumentadores do IV e vice-versa.
Esse aditivo é
capaz de aumentar a viscosidade de qualquer óleo básico pela dissolução e
inchamento entre moléculas dos hidrocarbonetos dos óleos lubrificantes. Quando
maior a temperatura, mais moléculas do aditivo melhorar do IV distendem-se e,
assim, mais aumenta a viscosidade, compensando afinamento do óleo básico.
Aditivos
Diminuidores do Ponto de Fulgor
A função
principal desse aditivo é reduzir o ponto de fluidez do óleo lubrificante. O
seu mecanismo de atuação é o recobrimento das estruturas cristalinas do óleo,
evitando o seu crescimento e aglomeração a baixas temperaturas, permitindo
assim ao lubrificante fluir em temperaturas mais baixas do que ocorreria se o
mesmo não tivesse este aditivo.
Referências
Bibliográficas
Aditivos para lubrificantes. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/84414-aditivos-para-lubrificantes.
Aditivos Detergentes. Disponível em: https://portogente.com.br/portopedia/84415-aditivos-detergentes-ou-dispersantes.
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